Orbita News

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Rinoceronte de Java

Rinoceronte de Java

E-mail Print PDF

Rinoceronte de Java dado como extinto no Vietname

 

Uma das duas únicas populações existentes desta espécie desapareceu como consequência de uma proteção ineficaz. Os esforços de conservação concentrar-se-ão agora no núcleo populacional de 50 indivíduos que subsiste na ilha de Java (Indonésia), e que se encontra em risco devido à caça furtiva para venda do corno, utilizado na Medicina chinesa.

O Rinoceronte de Java (Rhinoceros sondaicus), classificado como “Criticamente em Perigo” na Lista Vermelha das espécies ameaçadas, está hoje mais próximo da extinção, após o reconhecimento, por parte da WWF e da Fundação Internacional do Rinoceronte, da extinção de uma das duas últimas populações da espécie.

Embora se desconheça com pormenor a área de distribuição histórica da espécie, sabe-se que a espécie ocorreu desde o Bangladesh, Birmânia, Tailândia, Laos, Camboja, Vietname, Malásia e, provavelmente, sul da China, até à Malásia, Sumatra e Java, sob a forma de 2 subespécies.

No entanto, devido à caça furtiva tendo como objetivo a venda do corno, muito utilizado na Medicina chinesa, a espécie foi desaparecendo progressivamente. Em 1988, foram identificadas duas únicas populações – uma no Vietname (subespécie Rhinoceros sondaicus annamiticus), no Parque Nacional de Cat Tien, e outra na ilha de Java, Indonésia (subespécies Rhinoceros sondaicus sondaicus).

A partir de meados dos anos 1990, a população vietnamita tem sido alvo de esforços de conservação. No entanto, esses esforços revelam-se agora ineficazes, após a morte do último indivíduo – em 2009-2010 levou-se a cabo um estudo que revelou que todas as amostras recolhidas pertenciam a um único exemplar, que foi encontrado morto pouco tempo depois, provavelmente vítima de caça furtiva dado que tinha sido baleado na pata e lhe tinha sido retirado o corno.

A WWF alerta que a caça furtiva e o comércio ilegal de animais está a prejudicar várias espécies no Vietname, inclusivé algumas que estão à beira da extinção, como é o caso do tigre, o elefante asiático ou o macaco-narigudo de Tonkin, que é uma espécie endémica.

Num relatório recém-publicado a WWF considera por isso que a proteção ineficaz “vai sem dúvida, levar à extinção de muitas outras espécies no Vietname” sendo necessário agir para o evitar através da contratação de mais guardas e com mais treino para Áreas Protegidas, mais monitorização e mais responsabilidade.

Por outro lado, há que garantir que o que aconteceu no Vietname com a população de rinoceronte de Java não se virá a repetir nos próximos anos com a população indonésia da espécie.

Last Updated on Thursday, 03 November 2011 02:03  

Menu Principal


FACEBOOK

Visit our facebook page

Contador de Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterToday74
mod_vvisit_counterYesterday136
mod_vvisit_counterThis week1400
mod_vvisit_counterLast week1633
mod_vvisit_counterThis month3274
mod_vvisit_counterLast month3550
mod_vvisit_counterAll days157389

We have: 13 guests online
Your IP: 54.159.44.54
 , 
Today: Nov 17, 2018

Converte Moeda

Convert 

into

  

Currency Rates Table